─ Spuntik News ─
Em 19 de setembro de 2022, o instituto INSOMAR realizou uma pesquisa de opinião, entrevistando por telefone moradores das regiões de Kherson, Zaporozhie e das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
Ao total, foram entrevistados 1.000 respondentes de cada região, com o erro máximo de 3,1%.
A maioria dos moradores das áreas pesquisadas respondeu positivamente à questão se planejam participar da votação sobre o status das suas regiões. Os residentes das repúblicas populares foram quem expressou maior desejo de participar do referendo: 80% na RPD e 83% na RPL.
Na região de Zaporozhie, 72% dos entrevistados responderam que votariam no referendo, enquanto na região de Kherson só 65% manifestaram tal desejo.
Segundo a sondagem, a maioria dos respondentes quer ver sua região integrada à Federação da Rússia: 91% dos entrevistados que pretendem participar do referendo na república de Donetsk expressam o desejo de aderir à Rússia, na república de Lugansk essa percentagem é de 90%, e nas regiões de Zaporozhie e Kherson é de 80% em ambas.
A variante oposta, de ficar como parte da Ucrânia, não tem grande popularidade entre os participantes da pesquisa: entre os respondentes da RPD e RPL ninguém votou a favor desta opção e apenas 2% e 4% dos respondentes apoiaram essa variante nas regiões de Zaporozhie e Kherson, respectivamente.
Em 19 e 20 de setembro, as repúblicas de Donetsk e Lugansk e nas regiões de Kherson e Zaporozhie foi anunciada a realização de referendos sobre a integração dos territórios à Federação da Rússia