Foi colocado à venda na internet o acesso à rede Gov.br do governo brasileiro com mais de 3 TB de dados. A denúncia foi feita nessa terça-feira (30/08) no Twitter pela conta DarkTracer, especializada em ataques cibernéticos. Os responsáveis pelo suposto ataque, segundo a denúncia, é o grupo russo Everest ransomware.
DarkTracer pratica extorsão sob a ameaça de venda de dados sigilosos contra empresas e governos em todo o mundo. Sobre os dados obtidos do Gov.br eles publicaram: “Está a venda acesso à rede Gov Brasil, mais de 3 TB de dados. Para dúvidas, contate: everestransomteam@onionmail.org”.
Até o momento as autoridades brasileiras não se manifestaram. O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa pública responsável por administrar o sistema Gov.br, negou que haja indícios de invasão.
O sistema Gov.br é um projeto de unificação dos canais e serviços digitais prestados ao cidadão pelo governo federal. Através dele se pode acessar o Portal do Empreendedor, a CNH, o Imposto de Renda, dentre outros. Esse sistema contém o login e, consequentemente, os dados de milhões de brasileiros.
Vale lembrar que os trabalhadores do Serpro estão em greve desde o dia 10 de agosto. O DCO conversou com alguns grevistas que explicaram que o login único do Gov.br roda no “Estaleiro”, a nuvem do Serpro, e que o Serpro conta com uma equipe de segurança própria que tem mantido com sucesso seus sistemas seguros, apesar de serem alvos constantes de ataques. Além disso, está em andamento a transferência o login único Gov.br para a nuvem privada da Amazon (AWS). Os grevistas acreditam que essa medida visa enfraquecer a empresa e facilitar o processo de privatização que já está em andamento.
Ainda sobre a transferência do login único do Gov.br para a Amazon, os funcionários do Serpro criaram uma petição eletrônica e fazem o seguinte pedido: “Clique aqui e assine essa petição para pressionar o Serpro e o Governo Federal para que suspendam em definitivo a migração do login único Gov.br para a nuvem privada da Amazon (AWS).
A entrega de sistemas importantes do governo brasileiro para multinacionais estrangeiras, assim como a privatização de empresas estratégicas como Eletrobras, Petrobras, Correios, Dataprev ou Serpro colocam em risco não só a economia ou o patrimônio brasileiro, mas sobretudo a soberania nacional. A resistência russa diante das ameaças da Otan e a sua capacidade de revidar a agressão são provas de que apenas a independência tecnológica dirá se uma nação será independente ou uma mera colônia.
__________
* As opiniões dos colunistas não refletem, necessariamente, as deste Diário.