O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, no dia de hoje, domingo (18), condenou por meio de seu twitter os ataques de Israel contra a capital da Síria, Damasco. Disse o ministro: “Condeno de maneira enérgica as constantes incursões de Israel no território sírio, em clara violação das leis internacionais e colocando em perigo a estabilidade na região do Oriente Médio”.
O mais recente ataque de Israel à Síria foi neste sábado, quando mísseis foram disparados contra o Aeroporto Internacional de Damasco e uma zona do sul da capital. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, é o vigésimo quinto ataque israelense contra a síria só neste ano, de 2022. O chanceler cubano ainda reforçou o apoio de seu país e sua solidariedade com o governo e o povo sírios perante a nova agressão israelense.
Este novo ataque se soma a vários outros, e o governo sírio instou a ONU e o Conselho de Segurança da ONU a se pronunciarem de maneira clara e explícita condenando as ações israelenses, por constituírem flagrante violação do território e soberania de um país membro das Nações Unidas.