Nessa semana completou-se um mês desde o princípio da operação militar da Rússia em território ucraniano, e o que vem se configurando até o momento é uma importante vitória de Putin neste embate contra o imperialismo. As tropas russas seguem avançando para dentro da Ucrânia sem muito sinal de resistência. A população ucraniana, reprimida durante os últimos 8 anos por uma ditadura nazista financiada pelo imperialismo, é poupada pela ação calculada dos russos, que procuram atingir apenas os alvos militares, no sentido de desbaratar as milícias nazistas que sustentam o governo de Zelensky, o nazipalhaço ucraniano.
Em meio a esse, que é o evento mais importante do século, a imprensa capitalista procura retratar toda a operação como uma derrota da Rússia, sempre a reboque da posição dos países imperialistas. A esquerda pequeno-burguesa e uma boa parte dos órgãos de imprensa de esquerda têm tido dificuldade de assumir uma posição realmente anti-imperialista e pró-Rússia, devido ao fato de muitos deles estarem comprometidos com os norte-americanos. O ambiente é de desinformação e confusão total. Além disso, os principais órgãos de imprensa russos – Russia Today e Sputnik – foram censurados e banidos das principais redes sociais, o que gera um clima de desinformação muito grande.
Diante disso, a Causa Operária TV, o Diário Causa Operária e o Jornal Causa Operária irão enviar para a Rússia dois representantes, os companheiros Rafael Dantas e Eduardo Vasco. Eles irão acompanhar de perto os acontecimentos e fatos, e transmiti-los em primeira mão para os espectadores e leitores do Brasil e do mundo.
O cenário de guerra que se configura ali na Rússia e na Ucrânia também é passado para a imprensa, e é óbvio que o imperialismo irá sempre procurar falsificar os acontecimentos o máximo que der. É preciso, portanto, estar diretamente no local dos fatos para poder ter uma visão verdadeira do que está ocorrendo. E é aí que está a importância e acerto da ação de enviar os companheiros para a Rússia.
As verbas para a viagem estão sendo levantadas através de uma vaquinha online, para a qual muitos companheiros já contribuíram. Além de poder fazer a sua contribuição através do sítio, é também possível transferir diretamente para o pix, cuja chave é causaoperarianarussa@gmail.com ou causa.operaria.na.russia@gmail.com. Convidamos todos os espectadores e admiradores a contribuírem com essa importante iniciativa da imprensa revolucionária.
Como será a viagem
Os companheiros irão embarcar de São Paulo na próxima segunda-feira (28), passarão por Dubai, e de Dubai irão para Moscou, onde irão desembarcar na quarta-feira (30). Os companheiros também irão para outras cidades russas, como São Petersburgo, Rostov, e também irão para a região do Donbass, lugar praticamente impossível de se chegar, e onde ficam as recém-declaradas repúblicas de Donetsk e Lugansk, onde uma boa parte do conflito está ocorrendo.
Serão realizadas reportagens sobre temas diversos: primeiramente, a guerra atual, mas também a II Guerra Mundial, o governo Putin, a revolução russa, a URSS, um panorama de como é a vida na Rússia contemporânea, a vida das mulheres na Rússia, a população LGBT russa, os impactos das sanções econômicas impostas pelo imperialismo na vida da população russa, o que os russos pensam sobre Putin, sobre os EUA ou sobre o Brasil, e naturalmente muitas outras possíveis pautas que surgirão uma vez que os companheiros estejam lá.
Haverá reportagens sobre os principais locais da Rússia, com imagens, filmagens, fotos, entrevistas, relatos, matérias escritas, etc. A COTV irá transmitir boa parte da viagem ao vivo, tudo será publicado nas redes sociais do Partido da Causa Operária e sua imprensa. Para fechar o evento com chave de ouro, transmitiremos a Marcha da Vitória direto de Moscou, no dia 9 de maio. Os companheiros irão dialogar com a população russa, com personalidades, jornalistas, especialistas e porta-vozes oficiais Naturalmente, também serão escutados os relatos dos ucranianos e russos que vêm sendo reprimidas por um golpe de estado desde 2014. Será uma cobertura completa, com um viés operário, revolucionário e anti-imperialista, ao contrário do que é feito em todos os outros canais de imprensa nacionais. A partir daí, será possível constatar e analisar de forma concreta a real situação do conflito que se desenvolve na região.
A importância de acompanhar o conflito in loco
O conflito entre Rússia e imperialismo só se dá nesse momento graças à fenomenal derrota sofrida pelos EUA no Afeganistão pelas mãos do Talibã. Naquele momento, uma parte da esquerda nacional se revelou vacilante e, em alguns casos, até apoiadora do imperialismo que esmagou, reprimiu e matou o povo afegão durante vinte anos.
O povo russo compreendeu bem o recado e podemos estar diante de mais uma espetacular vitória dos povos oprimidos contra o monstro imperialista que subjuga e vampiriza a população mundial há décadas. Diante dessa perspectiva e dessa importância, é indispensável ter companheiros in loco para presenciar esse evento de características históricas.
Através da nossa cobertura, pretendemos combater a imprensa capitalista, que a essa altura já se comporta como máquina de propaganda imperialista, mostrando os fatos de uma possível derrota imperialista. Além disso, será fundamental retratar o povo e a cultura russa para combater a campanha anti-Rússia que o imperialismo tem levado adiante através de sua imprensa e seus associados e representantes nos países atrasados.
É preciso mostrar a falsificação e o esmagamento promovido pelo imperialismo na Rússia. Para isso, é necessário que companheiros estejam lá pessoalmente e possam observar de perto como essa investida imperialista tem afetado a população.
Portanto, fiquem atentos para a transmissão especial da Causa Operária na Rússia. Além disso, se ainda não contribuiu, contribua para a vaquinha que pretende financiar a viagem, Para que tudo corra bem, é preciso levantar o máximo de verba possível. Portanto, não deixe de contribuir e acompanhar a Causa Operária na Rússia!