O congresso do Partido Comunista Chinês (PCC) está em sua 20º edição, começou no dia 17 de outubro e durará até o final de semana. Este congresso ocorre a cada 5 anos e não é um evento de Estado e sim apenas do Partido Comunista Chinês para definir o alto escalão do partido e qual será direção política deles.
O congresso conta com quase 2.300 delegados eleitos pelas regiões, estes são representantes das regiões e representantes dos vários setores principais da comunidade chinesa baseado na divisão de categorias feita por Mao Tse Tung, como representantes do partido, das forças armadas, do proletariado, do campesinato e da pequena burguesia. Também 11% dos delegados representam as minorias étnicas.
Estes delegados irão definir o novo Comitê Central composto por 200 pessoas e o Politburo composto por 25 pessoas. O Comitê Central é o principal órgão de liderança do Partido Comunista Chinês. Seus membros elegem o Politburo, que é o auge do poder na China. Os membros titulares do comitê podem votar nas decisões, mas os membros suplentes não podem. Uma nova formação de rostos mais jovens será promovida ao Comitê Central no 20º congresso do partido, já que muitos membros atuais já passaram da idade de aposentadoria.
O Politburo é o mais alto órgão de formulação de políticas da China. Em teoria, o Politburo é eleito pelo Comitê Central, mas as negociações nos bastidores geralmente determinam sua participação. Assim como o Comitê Central, espera-se que um número significativo dos atuais membros do Politburo se aposente após o 20º congresso do partido, tendo atingido a idade de aposentadoria de 68 anos. Mas não está claro se Xi Jinping, secretário-geral do partido, manterá a tradição.
O Congresso também definirá qual será a direção do partido, portanto a direção para onde a China irá. Visto que congresso está sendo feito no meio de outubro e não no final de novembro. Isso significa que existem poucas discordâncias, levando em conta que o congresso historicamente foi adiado para acertar os pontos polêmicos. Provavelmente o Xi Jinping seguirá sendo o próximo secretário geral do comitê central do partido caminhando para um inédito 3º mandato. Vai poder ser considerado a pessoa mais poderosa da China depois de Mao Tse Tung.
O discurso de Xi Jinping sobre Taiwan foi bastante aplaudido e portanto existe um consenso em defender Taiwan como parte da China a qualquer custo, principalmente devido à visita de Pelosi em agosto. O partido provavelmente fortalecerá a força naval chinesa, que é a grande preocupação dos EUA. Embora a força naval dos EUA ainda seja a mais forte, é uma questão de tempo para a força naval chinesa se equiparar com a estadunidense.
Embora a China seja o principal parceiro econômico de mais de 100 países precisa de muito esforço para interpretar as prioridades de Xi Jinping e do PCC. Os analistas do ocidente têm se concentrado em entender quais serão as prioridades do PCC para política externa e militar, política partidária e economia, porém não há respostas simples ou claras. Fora que os EUA também publicaram um artigo de segurança nacional, uma semana antes do congresso do PCC.





