Neste sábado (12) foi realizado uma audiência pública na Escola Estadual Maria de Lourdes, Piracicaba/SP, pela defesa de sua transformação em escola cívico-militar. O projeto fascista apoiado pelo prefeito golpista Luciano Almeida (DEM) foi derrotado pela esmagadora maioria da comunidade presente.
A militante da corrente sindical Educadores em Luta/PCO e Conselheira Estadual da Apeoesp, Marina Madeira, fez uma intervenção contra a militarização da escola. Ao recordar das promessas realizadas, por meio de vídeo institucional, em defesa da antiga FEBEM, que serviram somente para reprimir a juventude, a companheira teve o microfone arrancado de sua mão. Diante da atitude dos organizadores, Marina continuou a denunciar o descaso do prefeito para com a população como é o caso da saúde pública na pandemia e inflamou os presentes.
A vitória sobre o projeto da extrema-direita contra a educação pública demonstra que o caminho é a mobilização popular. É preciso que os professores e demais trabalhadores da educação se organizem pela revogação das reformas que liquidaram direitos, pelo aumento imediato nos salários de 33% e pelo fim do estado no país.