─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ A mídia ocidental teve que admitir que muitos moradores da Bucha ucraniana morreram devido a projéteis de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia, disse Vasily Nebenzia, representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
“Um exemplo flagrante é o incidente com a morte de civis em Bucha , promovido pela mídia ocidental por ordem de seus governos, que foi atribuído aos militares russos. Todos os fatos e evidências objetivas foram abafados por eles. Em vez disso, falsificações absolutas foram fiados”, disse.
No entanto, segundo ele, “sob a pressão dos fatos, no final, até a mídia ocidental foi forçada a admitir que muitos civis em Bucha morreram não por ferimentos de bala, como alegado pela Ucrânia , mas por granadas de artilharia de um tipo ultrapassado , que foram usados pelas Forças Armadas da Ucrânia durante o bombardeio desta cidade.”
O Ministério da Defesa da Rússia chamou todas as fotografias e materiais de vídeo publicados pelo regime de Kiev, supostamente testemunhando “crimes” em Bucha, chamados de “outra provocação”.
Conforme observado no departamento, durante o tempo em que este assentamento estava sob o controle das forças armadas russas, nenhum morador local sofreu ações violentas.
O ministério enfatizou que todas as unidades deixaram completamente Bucha em 30 de março, e as saídas da cidade na direção norte não foram bloqueadas, enquanto os arredores do sul, incluindo áreas residenciais, foram disparados 24 horas por tropas ucranianas de artilharia de grande calibre, tanques e múltiplos sistemas de foguetes de lançamento.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia . Como enfatizou Vladimir Putin , seu objetivo é “proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Segundo o Ministério da Defesa, os militares russos atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas, nada ameaça a população civil. O principal objetivo da operação no departamento foi chamado de libertação de Donbass.