A Argentina ganhou o tricampeonato mundial no último domingo contra a seleção francesa, mas isso não foi o suficiente para tirar o Brasil da liderança do ranking da Fifa, que elenca, por meio de um sistema de pontos, as melhores equipes nacionais.
A seleção albiceleste alcançou a segunda colocação com o título mundial, ficando atrás do time canarinho por dois pontos de diferença. De acordo com a Fifa, a Argentina teria chegado à liderança se tivesse definido o jogo contra a França dentro dos noventa minutos ou na prorrogação. No entanto, a final da Copa do Mundo no Catar foi definida nas penalidades.
A França, atual vice-campeã do mundo, subiu uma posição e agora está em terceiro lugar no ranking. A Bélgica, que foi eliminada ainda na fase de grupos do Mundial, caiu duas posições e agora aparece em quarto lugar, na frente da Inglaterra, que até conseguiu ir mais longe no torneio, chegando até as quartas de final, sendo eliminada pela equipe de Didier Deschamps.
Logo abaixo, aparece a Holanda, que também deixou a competição nas quartas de final em jogo que foi para os pênaltis contra a seleção argentina, e a Croácia, que alcançou o terceiro lugar no torneio.