─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ A corporação americana Boeing não excluiu as transportadoras aéreas dos países da Ásia Central da lista de compradores de seus produtos, disse a RIA Novosti na liderança da companhia aérea tadjique Somon Air.
Mais cedo, a Boeing publicou em seu site uma previsão para os próximos 20 anos, em que a Rússia e a Ásia Central estavam sombreadas em cinza na imagem, o que pode significar falta de suprimentos. O relatório da empresa observou que há demanda por aeronaves lá, mas o nível de incerteza sobre a situação e quanto tempo isso vai durar é alto, “por isso decidimos não publicar uma previsão para a Rússia e a Ásia Central”.
“Depois que essas informações foram publicadas na mídia, enviamos uma solicitação correspondente à Boeing. A resposta dos representantes da corporação disse: não se pode falar em interromper a venda de aeronaves para países da Ásia Central”, disse o vice-chefe da Somon Air, Abdulkosim Valiyev. a agência.
Valiyev também disse que até o final de agosto, a frota da Somon Air será reabastecida com duas aeronaves Boeing 737 800, contratos para eles foram assinados em fevereiro. “Esses aviões não são novos, estão em operação há quatro ou cinco anos, mas estão em boas condições. As aeronaves foram compradas em regime de leasing por um determinado período”, disse.
Segundo ele, a companhia aérea está negociando com quase todos os fabricantes globais de aeronaves sobre a aquisição de aeronaves, em particular, as negociações estão em andamento com empresas da Airbus , ATP , Embraer. “A prioridade para a Somon Air nesse sentido é a aquisição de aeronaves com consumo econômico de combustível”, disse o vice-diretor da companhia aérea.
Nos próximos cinco anos, a companhia aérea planeja aumentar sua frota de 6 para 10 aeronaves. Atualmente, há seis aeronaves na frota da Somon Air, das quais quatro estão em operação. Com o aumento do número de aeronaves, a companhia aérea planeja abrir novos voos em um futuro próximo em rotas como Pequim , Seul , Londres . “Os voos para Zhukovsky também serão restaurados , a frequência dos voos para Novosibirsk , Samara, Yekaterinburg será aumentada , um voo para Minvody será aberto”, acrescentou Váliev.