Verdade

Blionários emitem 1 milhão de vezes mais gases do efeito estufa

Estudo comprova que não é a pessoa comum que destrói o meio ambiente

Segundo um estudo, publicado hoje (07), pela instituição de caridade britânica Oxfam que em uma análise detalhada dos investimentos de 125 dos bilionários mais ricos do mundo, descobriu que esses investidores são o pior para o meio-ambiente, são os grandes causadores de gases tóxicos e efeito-estufa.

Ao contrário das pessoas normais, os investimentos dos indivíduos mais ricos respondem por até 70% de suas emissões na natureza. os investimentos desses bilionários produzem uma média anual de 3 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) por pessoa, o que é um milhão de vezes superior à média de 2,76 toneladas de CO2 para aqueles que vivem nos 90% mais pobres.

“Esses poucos bilionários juntos têm ‘emissões de investimento’ que equivalem às pegadas de carbono de países inteiros como França, Egito ou Argentina.”

“A maior e crescente responsabilidade das pessoas ricas pelas emissões gerais raramente é discutida ou considerada na formulação de políticas climáticas. Isso tem que mudar.

“Esses investidores bilionários no topo da pirâmide corporativa têm uma enorme responsabilidade por impulsionar o colapso climático. Eles escaparam da responsabilidade por muito tempo”, disse Nafkote Dabi, líder de mudanças climáticas da Oxfam.

Gostou do artigo? Faça uma doação!