Não pode criticar os banqueiro

Banco suíço entra com processo milionário contra blog

Um dos maiores bancos do mundo quer atentar contra a liberdade de imprensa

O banco suíço Credit Suisse entrou com um processo contra um famoso blog de finanças de Zurique, com a alegação de que há comentários abusivos e não verificados em matérias relacionadas ao banco desde que o CEO Ulrich Körner assumiu a função.

No começo deste mês, os advogados do banco suíço apresentaram uma ação com 256 páginas contra a Inside Paradeplatz e o editor Lukas Hässig no Tribunal Comercial de Zurique. Em declaração ao Financial Times, Hässig disse: “Já fui processado antes, mas este é o maior até agora. Preciso lutar contra isso, que outra opção eu tenho?”.

O processo solicita que os 52 artigos do blog publicados entre os dias 27 de julho e 28 de outubro, ligados ao Credit Suisse, sejam removidos, além dos comentários dos leitores. O custo estabelecido pelo banco para o caso é de 300 mil francos suíços, o que equivale a R$ 1,7 milhão. O banco também está processando o blog pelo lucro que ele gerou desde 27 de julho.

Sobre apagar os comentários, o editor do blog falou: “É minha responsabilidade no final. Eu apago de vez em quando, mas acredito na liberdade de expressão de uma forma ampla”.

Gostou do artigo? Faça uma doação!