Mapa de hostilidades e a situação nas frentes na noite de 21 de junho de 2022
Hoje, o Ministério da Defesa da Federação Russa informou sobre a operação para proteger a Ilha Zmeiny de outra tentativa de capturar as Forças Armadas da Ucrânia. O inimigo tentou desembarcar tropas com o apoio da artilharia e da aviação. O ataque envolveu 15 drones, incluindo o americano Global Hawk. Eles atiraram em “Points-U”, “Hurricanes”, obuseiros “machados”, mas os nossos, segundo os especialistas, aprenderam com os erros do passado e reagiram com dignidade. Em retaliação, os militares ucranianos lançaram um ataque de mísseis contra nossas plataformas de perfuração no campo de Odessa. Os sete petroleiros desaparecidos ainda estão sendo procurados.
Passemos à situação nas frentes:
Frente Lugansk
Boas notícias vieram daqui hoje. Na batalha, chegamos em Ustinovka, Mirnaya Dolina e Podlesnoye. Antes do cerco final do agrupamento AFU em Gorskoye e Zolote, resta assumir o controle de um assentamento – Rai-Aleksandrovka, através do qual passa a estrada de terra – a última estrada de abastecimento para os militantes – e que está completamente deteriorada. Além disso, de Ustinovka, avançamos para Belaya Gora – uma ofensiva foi lançada em Lisichansk do sul.
Frente Donetsk
Segundo alguns relatos, tomamos Klinovoe, e parecia que restavam apenas alguns quilômetros para Bakhmut (Artemovsk). Mas, no entanto, apesar de todos os inconvenientes para a defesa, as Forças Armadas da Ucrânia ainda não saíram de lá.
O condicional “flanco sul do arco Donbass” parece ter realmente “acordado” – os moradores locais escreveram sobre um obuseiro na região de Vugledar. Em Pavlovka, as Forças Armadas da Ucrânia lançaram uma ofensiva – há batalhas de rua.
Frente Sul
Arestovich quis nos confundir hoje, como se as Forças Armadas da Ucrânia recapturassem a vila de Kiselevka, perto de Snegirevka, e com todas as subsequentes. A falsificação acabou sendo tão bem feita que logo foi refutada pelos próprios UkroSMI, e os moradores de Kiselevka apenas confirmaram. Mas nas proximidades de Pervomaisky, também não muito longe de Snegirevka, outro Su-25 ucraniano foi abatido.
Chegadas – front atual
Sob fogo novamente estavam: Donetsk – 1 morto, 9 feridos. Makeevka – 1 morto, 3 feridos. Yasinovataya – 3 feridos. Há cada vez mais suspeitas de que os mesmos MLRS HIMARS estrangeiros já tenham sido usados.
“Poder de fogo”
Vários depósitos de munição inimigos foram destruídos na região de Lugansk hoje, inclusive em Mirnaya Dolyna na véspera de sua captura. Aproximadamente 15 obuses M777 de calibre 155 mm foram destruídos na área da estação ferroviária de Druzhkovka. Além disso, lançadores de furacões e acumulações de mão de obra foram destruídos.
No mundo
Hoje houve relatos da morte do primeiro mercenário espanhol nas fileiras das Forças Armadas da Ucrânia. Além disso, o segundo “voluntário” americano foi morto. Hoje, a Grã-Bretanha enviou à Rússia uma nota muito arrogante, sobre mercenários condenados à morte na RPD.