─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ As tropas ucranianas estão tendo dificuldade em conter o ataque a Soledar em Donbass, já que as forças aliadas estão avançando de várias direções ao mesmo tempo, disse à RIA Novosti um militar da unidade de artilharia da Milícia Popular da República Popular de Luhansk.
“Eles respondem menos agora, porque estão divididos em várias direções. Se antes estavam esperando de um lado, agora estão em quatro, cinco lados. Capturamos cada cidade de forma diferente: o LPR de um lado, o DPR do outro , Rússia – com o terceiro”, disse a fonte.
Mais cedo, o representante oficial da Milícia Popular da LPR , Ivan Filiponenko , disse que as forças aliadas estavam entrincheiradas a 2,5 quilómetros de Soledar . De acordo com Vitaly Kiselyov , Ministro Adjunto do Interior da LPR , eles esperam tomar a cidade dentro de alguns dias.
A Rússia está realizando uma operação militar na Ucrânia desde 24 de fevereiro. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de “a proteção das pessoas que foram submetidas ao genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. O Ministério da Defesa russo chamou a libertação de Donbass a tarefa principal.
Em particular, na RPD , os militares ocupam Volnovakha , um centro regional estrategicamente importante ao sul de Donetsk , Mariupol , a maior cidade na costa do Mar de Azov , e Svyatogorsk . Mais cedo, o chefe da república, Denis Pushilin , disse que os militares estavam dentro de Soledar , e também controlavam Seversk , de onde iriam desenvolver uma ofensiva contra Artemovsk .
Além disso, no início de julho, com a captura de Lisichansk e dos assentamentos vizinhos, as forças aliadas controlavam todo o território da LPR.