─ Xinhua ─ A estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA) ultrapassou um milhão de barris de petróleo diariamente no final de 2021, o dobro do registrado a um ano atrás, relatou no sábado o ministro do Petróleo venezuelano, Tareck El Aissami.
Este número foi alcançado apesar das dezenas de sanções que o governo dos EUA impôs ao país sul-americano, disse El Aissami em mensagem de Natal.
“Apesar das ameaças de bloqueio criminoso dos Estados Unidos, aqui temos um povo com dignidade e na vanguarda, a classe trabalhadora do petróleo”, disse ele.
No final de 2020, a estatal venezuelana de petróleo informava um nível de produção de 500 mil barris diários, mas a produção subiu para 876,1 mil barris diariamente no final de novembro deste ano.
O governo venezuelano informou que, de 2014 a 2019, o país experimentou uma queda de 99 por cento em suas receitas em moeda estrangeira.
O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, disse em setembro de 2020 que “de cada 100 dólares ou euros que o país obteve com a venda de petróleo em 2014, hoje obtém menos de um”.
O país iniciou uma fase de recuperação econômica por meio da diversificação da produção e da reabilitação da atividade petrolífera venezuelana, segundo o governo.