O chanceler e ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Félix Plasencia, se reuniu com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nesta terça (21) para tratar, entre outras questões econômicas, dos impactos do bloqueio unilateral dos Estados Unidos à Venezuela.
Plasencia, denunciou que a população venezuelana tem sentido duramente os impactos do bloqueio criminoso imposto unilateralmente pelos Estados Unidos. Reafirmou ainda o compromisso do governo venezuelano em cooperar com o organismo internacional, por onde são desenvolvidos programas de desenvolvimento econômico e social, acompanhados continuamente pelo órgão.
Ushad Rao Monart, uma das responsáveis pelo PNUD da ONU, afirmou que efetivamente o governo venezuelano está comprometido com o estreitamento da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável do país.
As declarações dos representantes do PNUD reforçam a denúncia feita pela relatora especial do conselho de direitos humanos da ONU, que na 48º reunião do Conselho, relatou, após uma extensa visita pelo país, que as sanções norte-americanas tem gerado um grande impacto negativo nas condições de vida da população e recomendou a suspensão imediata do bloqueio.