Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana encaminhou ao prefeito Ricardo Nunes (PSDB) a sugestão de aumento de R$4,40 para R$5,10 na tarifa de ônibus na cidade.
Segundo técnicos do SPTrans, o aumento serviria para combater a inflação dos últimos dois anos, cerca de 15% de acordo com o índice IPCA-IBGE entre dezembro de 2019 e novembro de 2021, utilizado na medida.
Nós iremos encaminhar ao Executivo a proposta que foi apresentada, da reposição das perdas inflacionárias […] Mas a decisão ficará a cargo do Executivo”, afirmou Levi dos Santos Oliveira, secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.
Nunes deve anunciar a mudança efetiva até o final desta semana, com o novo valor passando a valer em primeiro de janeiro do próximo ano.
A pandemia engendrada pelo coronavirus desencadeou uma verdadeira crise ao redor de todo mundo. Isto, ao lado da política neoliberal aplicada fervorosamente pela burguesia brasileira, encaminha o Brasil à uma verdadeira hecatombe.
Ao mesmo tempo, a burguesia coloca toda a crise econômica nos ombros do povo brasileiro. Querem nos fazer pagar pelo estrago que eles mesmos fizeram, enquanto a população sofre com desemprego, fome e miséria comparáveis à devastação causada pelo governo FHC.
Fica claro que, a única forma de revertermos este quadro, consequência direta do golpe de 2016, é tomando as ruas. Somente a mobilização popular pelo Fora Bolsonaro e Lula Presidente pode combater os golpistas. Caso contrário, permaneceremos reféns do imperialismo que, irremediavelmente, ceifará centenas de milhares de vidas buscando estancar sua própria decadência.