Apesar de ser considerado por muitos como um bastião da democracia e da luta contra a corrupção, o Supremo Tribuna Federal arquivou dois pedidos de investigação sobre as empresas offshore do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Os dois pedidos arquivados foram feitos pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pela Associação Brasileira de Economistas pela Democracia e outras entidades.
Aparentemente, houve um surte de responsabilidade e de respeito às instituições por parte de Dias Toffoli, que afirmou que não cabia ao Judiciário inicar investigação de nenhum tipo. Segundo ele:
“O requerente pode apresentar a noticia crime diretamente à Procuradoria-Geral da República, não cabendo ao Judiciário imiscuir-se na atuação daquele órgão ou substituir o cidadão nesse encaminhamento (…) Cabe exclusivamente ao Procurador-Geral da República o pedido de abertura de inquérito em face de autoridades titulares de foro por prerrogativa de função perante o Supremo Tribunal Federal”.
O fato é um importante demonstrativo de que a luta contra o governo através do STF é totalmente inócua. No último período, a esquerda havia depositado boa parte das suas esperanças na corte golpista, mas é preciso ter consciÊncai de que são todos golpistas aliados.