O governador da Bahia, Rui Costa Oliveira (PT), anunciou nesta sexta (21) que serão anunciadas novas medidas de restrição à circulação e atividades, por conta do crescimento no percentual de ocupação dos leitos de internação (UTI) em todo o Estado. Informou que 4 regiões da Bahia estão com mais de 90% de ocupação das UTIs, sendo o índice total do Estado em 86%.
Além de anunciar novas medidas o governador completou afirmando que a população “não está colaborando”, publicou nas redes sociais:
“Temos quatro regiões com mais de 90% de taxa de ocupação e a média do estado subiu para 86%. Quero chamar a atenção da sociedade, preciso que as pessoas levem a sério essa doença“
Com a declaração o governante segue a mesma política dos governos da direita de culpar a população pela disseminação da pandemia e ignorar o fato que a grande maioria da população trabalhadora está obrigada a diariamente estar em situações de risco no transporte coletivo, cada vez mais cheio, nos ambientes de trabalho em que não houve alteração nenhuma, sem renda, sem emprego e buscando meios para sobreviver.