Nesta terça-feira (12) foi divulgado um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo que revelou a existência de um possível caso Covid-19 no estado já no final de 2019 de acordo com o site de noticias do G1.
Com isso, há indícios de que o vírus já estivesse circulando no estado antes de a doença ter sido anunciada oficialmente pelo governo da China, em 31 de dezembro de 2020.
De acordo com Nésio Fernandes, secretário estadual de Saúde, o estudo foi realizado em um total de 7.370 amostras de soro do Laboratório Central (Lacen) que haviam sido coletadas entre os dias 1º de dezembro de 2019 e 30 de junho de 2020 de pessoas que apresentaram sintomas suspeitos de dengue e de chikungunya.
No entanto, de acordo com o diretor do Lacen, Rodrigo Ribeiro, uma das amostras analisadas na pesquisa e que apresentou resultado positivo para a doença é datada de 18 de dezembro de 2019. Como a análise é feita por meio da identificação dos anticorpos IgG, Rodrigo explicou: “O IgG leva pelo menos 20 dias para positivar. Então, possivelmente, essa pessoa foi exposta ao vírus no final de novembro ou no início de dezembro de 2019”.