Neste final de semana o Partido da Causa Operária está organizando uma série de iniciativas, visando tanto organizar a mobilização para o próximo ato, marcado para 2 de outubro, como também lançar seu novo projeto de formação política nacional, com novos cursos e um novo método de formação.
Plenárias do Bloco Vermelho em todo país
As atividades começam cedo. Em muitos locais já pela manhã de sábado ocorrerão plenárias do Bloco Vermelho. É o caso da plenária dos trabalhadores da COMCAP, em Florianópolis, que estão em greve contra a privatização ─ esta ocorrerá no Limpu, as 10h e será focada em mobilizar a categoria. Já em Brasília, a plenária da cidade ocorrerá às 10h na parte interna do Conic. No mesmo horário, no Rio de Janeiro, ocorrerá a plenária do Bloco Vermelho no Sinttel. Dessa maneira, logo no início do fim de semana, importantes cidades estarão reunindo a militância do PCO, comitês de Luta e outras organizações da esquerda para desenvolver uma forte campanha de mobilização por Fora Bolsonaro e Lula Presidente.
Estas plenárias, que também se darão no domingo, como em cidades como Curitiba, onde ocorrerá às 15h no SindiQuímica, e em São Paulo, que no mesmo horário será feita na APEOSP, têm como intuito reunir toda militância de esquerda que está disposta a se organizar e garantir nas ruas verdadeiros atos vermelhos, dos trabalhadores. Estas plenárias tiveram como ponto de partida a ação criminosa da frente ampla, que na defesa do verde e amarelo e da infiltração direitista nas manifestações levou à frente uma política de boicote à manifestação popular. Em resposta, o PCO decidiu organizar o Bloco Vermelho com o setor mais decidido das manifestações, a militância de base de partidos da esquerda, sobretudo do PT.
O Bloco Vermelho vem sendo o responsável pela defesa intransigente das manifestações dos trabalhadores, por tornar os atos de rua cada vez mais vermelhos, a cor da luta popular, como também de impedir na prática a infiltração golpista no interior do movimento. Foi o Bloco Vermelho que expulsou no dia 3 de julho o PSDB do ato na Avenida Paulista, como também foi o único que levantou a defesa da candidatura de Lula nas manifestações.
Para mobilizar os trabalhadores e barrar a frente ampla
Agora, a frente ampla tenta mais uma vez destruir a mobilização, impulsionando a participação de partidos golpistas como o PSDB, e organizações descaradamente fascistas como o MBL, que supostamente “lutam” contra Bolsonaro, ao mesmo tempo em que são sua base de sustentação. É em meio a este cenário que o Bloco Vermelho convoca as suas mais novas plenárias em todo país, com a função de barrar a frente ampla e levar à frente a mobilização dos trabalhadores.
Contudo, não serão apenas as plenárias do Bloco Vermelho que preencherão o calendário de atividades do Partido da Causa Operária neste final de semana. Além destas, uma outra plenária será realizada, esta a nível nacional e sendo transmitida pela Causa Operária TV, no Youtube, logo após a Análise Política da Semana, com o companheiro Rui Costa Pimenta.
A plenária iniciará às 16h de sábado e terá como tema central o novo plano de formação política do PCO. Nesta plenária serão dados os detalhes a respeito das novas Universidades Marxista e de Férias, as mudanças e aprimoramentos, além da realização da 5ª edição da Escola Marxista, que deve iniciar já neste mês de outubro, com uma nova metodologia.
Um novo projeto de formação política
Em primeiro lugar, a Universidade Marxista que terá divulgadas as novidades já tem seu tema definido. Para este fim de ano, a universidade será a parte 2 do curso a respeito do stalinismo, iniciado em janeiro de 2021. Sua primeira parte foi um enorme sucesso, batendo todos os recordes e se tornando o maior curso de formação da esquerda brasileira, com milhares de inscritos. Agora, com sua segunda edição, as exposições tratarão da segunda metade do século, envolvendo o final da Segunda Guerra Mundial e a decadência da União Soviética, assim como o fim da burocracia soviética.
Já em janeiro de 2022, um curso totalmente inédito está sendo preparado para a Universidade de Férias, e terá como tema a história do Brasil. Este curso em especial será um enorme destaque em toda a história da Universidade de Férias, pois será o primeiro curso e estudo marxista realmente aprofundado sobre o desenvolvimento histórico do país. O curso irá explicar momentos até hoje incompreendidos por parte da própria esquerda, como a colonização, o bandeirantismo, a independência, a abolição da escravatura e muito mais. Com um material didático inédito, este curso travará também o debate com a esquerda identitária, que hoje leva à frente a política de fazer tabula rasa da história nacional, queimando monumentos, censurando livros, etc.
A nova Escola Marxista
A V Escola Marxista será um curso totalmente imperdível, que terá seus detalhes divulgados nesta plenária nacional. O novo modelo da escola consistirá na abordagem de temas introdutórios ao marxismo, tendo como primeiro tema “o que é o socialismo”, com base no livro de Friedrich Engels, “Do socialismo utópico ao socialismo científico”. O curso assim será totalmente acessível a qualquer pessoa, independentemente de qualquer conhecimento prévio sobre o tema. Dessa maneira, a Escola Marxista vem se expandindo rapidamente, e o partido pretende inscrever mais de 4 mil pessoas no curso, que iniciará em outubro e ocorrerá também de maneira paralela à Universidade Marxista.
Diferentemente da Universidade Marxista e da Universidade de Férias, a Escola Marxista é um curso de formação com aulas presenciais, espalhadas pelo País, e ministradas pelos militantes do PCO.
Centenas de locais já estão sendo confirmados. Inclusive, haverá cursos focados em categorias de trabalhadores, como entregadores, metalúrgicos e muito mais. O curso ocorrerá em todas as cidades onde houver interessados. Logo, caso sua cidade ainda não tenha um curso confirmado, basta contatar o partido pelos meios oficiais e requisitar a realização da Escola Marxista no local.
Este curso em questão também contará com a edição do livro de Engels pelas Edições Causa Operária, com uma nova tradução e notas produzidas pelo partido. O livro será vendido junto com a inscrição do curso, que custará o valor simbólico de 35 reais.
Dessa forma, acompanhe as atividades do PCO neste final de semana, não perca nada e ajude a organizar tanto a mobilização quanto a formação política da classe trabalhadora.
Veja a seguir a lista dos 145 locais onde está confirmada a realização dos cursos até o momento. Nas próximas edições deste diário, disponibilizaremos as listas atualizadas.
Rio Grande do Sul
- Porto Alegre
- Porto Alegre – Curso será realizado pelos companheiros do Comitê de Luta
- Viamão
- Caxias do Sul
- São Miguel das Missões
- Santiago
- Pelotas
- Curso será realizado pelos companheiros da juventude do PCO (AJR)
Santa Catarina
- Florianópolis
- Florianópolis – Curso será realizado junto aos companheiros da Comcap
- Florianópolis – Aldeia Tiçan
- Palhoça – Curso será realizado em uma aldeia da região
- Lages
- Blumenau
- Blumenau – Curso será realizado junto aos aos companheiros metalúrgicos
- Porto Belo
- Chapecó
- Joinville
- Joinville – Curso será realizado junto aos companheiros metalúrgicos
- Curso será realizado pelos companheiros da juventude do PCO (AJR)
Paraná
- Curitiba
- Curitiba – Curso será realizado pelos companheiros do Comitê de Luta
- Curitiba – Curso será realizado junto aos companheiros professores
- Fazenda Rio Grande
- Londrina
- Paranavaí
- Paranaguá
- Foz do Iguaçu
- Pontal do Paraná
- Castro
- Maringá
- Curso será realizado pelos companheiros da juventude do PCO (AJR)
- Curso será realizado em uma ocupação
São Paulo (capital)
- Ponte Rasa
- Jardim Lageado
- Vila Brasilina (Água Funda)
- Jabaquara
- Grajaú
- Capão Redondo
- São Miguel Paulista
- Campo Limpo
- Pinheiros
- Estúdio Felipe Tatuador
- Ocupação FLM Bela Vista
- Ocupação FLM República
- Bar da Mônica
- Parque Bristol
- USP
- CCBP São Paulo
- Curso será realizado com companheiros capoeiristas
- Curso será realizado com companheiros entregadores de aplicativos
- Curso será realizado com companheiros funcionários da Braskem
- Curso será realizado com companheiros da torcida organizada Porcomunas
- Pinheiros – Curso será realizado com companheiros da juventude do PCO
- Saúde
- Zona Norte – Curso será realizado com companheiros moradores de rua
- Curso será realizado com companheiros operários de frigoríficos
São Paulo (interior)
- Marília
- Americanópolis
- Araraquara
- Taubaté
- Jundiaí
- Piracicaba
- Bauru
- Franca
- Sorocaba
- Mogi das Cruzes
- ABC – operários da Mercedes-Benz
Rio de Janeiro (capital)
- Rio de Janeiro – Central do Brasil
- Jacarézinho
- UERJ
- UniRio
- UFRJ
- Universidade Santa Úrsula
- Curso será realizado com companheiros da FIST
- Curso será realizado com companheiros garis
- Curso será realizado com companheiros da Central de Movimentos Populares
Rio de Janeiro (interior)
- Niterói
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Campo Grande
- Nova Iguaçu
- Nilópolis
- São Gonçalo
- Maricá
- Natividade
Minas Gerais
- Belo Horizonte
- Muriaé
- Juiz de Fora
- Montes Claros
- Viçosa
- Guiricema
- Uberlândia
- Oliveira
- Ouro Preto
- Ribeirão das Neves
Espírito Santo
- Vitória
Distrito Federal
- Planaltina
- Paranoá
- São Sebastião
- Plano Piloto
- Ceilândia
- Samambaia
- Estrutural
- Curso realizado com companheiros indígenas
- Café Bolchevique
- UNB
- Centro de Ensino Médio da Asa Norte
Goiânia
- Goiânia
- Águas Lindas – Curso realizado com os companheiros da Juventude do PCO
- Alto Paraíso
- Valparaíso
- Valparaíso – Curso realizado com os companheiros do Coletivo LGBT da região
- Cidade Ocidental (ABC)
- Anápolis
- Varjão
- Araguaiana
- Sobradinho – Curso será realizado com os companheiros do MST e de coletivos de jovens
- Curso realizado pelos companheiros da juventude do PCO (AJR)
Tocantins
- Palmas
- Araguaína
Bahia
- Salvador – Curso será realizado no CCBP
- Porto Seguro
- Porto Seguro – Curso será realizado com os companheiros do MST
- Porto Seguro – Curso será realizado em uma aldeia indígena
- Belmonte
- Feira de Santana
- Santa Bárbara
Sergipe
- Aracaju
Alagoas
- Maceió
Pernambuco
- Recife
- Bairro Arruda
- Curso realizado com os companheiros da ocupação do INSS
- Escola Liceu de Artes e Ofícios
- Bairro Cavaleiro
- Casa Amarela
- Assentamento Che Guevara
- Assentamento Normandia
Paraíba
- João Pessoa
- Curso realizado com os companheiros simpatizantes do PCO
Ceará
- Juazeiro do Norte
Piauí
- Teresina
Acre
- Rio Branco – Centro
- Rio Branco – Ramal do Vietnã
Amazonas
- Manaus
Amapá
- Macapá
Exterior
- Finlândia – Helsinque
- Alemanha
- França – Paris
- Espanha – Barcelona
- Inglaterra
- República Tcheca – Praga