Muitos nos perguntam: “por que a esquerda pequeno-burguesa odeia tanto o PCO?”, “por que o PCO é vítima de tantos ataques por parte da esquerda?”, etc. A recém polêmica envolvendo o PCO, André Constantine, DCM e Boulos me fez refletir sobre a motivação política que está por trás desses ataques, e cheguei a uma conclusão.
A resposta está na origem de classe do Partido da Causa Operária. O PCO tem em seu programa a defesa incondicional dos interesses da classe operária que em última instância levara a ditadura do proletariado. Nosso interesse não está voltado às mesquinhas eleições burguesas, em mendigar cargos nos governos municipais, estaduais ou federal ou em parasitar a burguesia.
Defendemos a classe operária até às últimas consequências e, se preciso for, como está sendo neste momento, denunciar impostores que se passam como aliados dos trabalhadores para apunhalá-los pelas costas. Faremos independente do que pensa o restante da esquerda, pois nosso compromisso é com classe operária e com a revolução.
O tratamento destinado ao PCO é o tratamento a que os operários são submetidos todos os dias. Me chamou muito a atenção os ataques feitos pelo “Kiko Nojeira” do DCM ao companheiro André Constantine, que, embora não seja do PCO, assim como nós, tem um compromisso com a classe operária.
Digo isso pois já passei por acusações desse cunho mais de uma vez estando no PCO. Lembro de uma vez que me acusaram de integrar uma suposta milícia do PCO, que segundo os intrigantes existia para silenciar as alas divergentes do partido. Percebe-se pelo tom das acusações que são todas acusações de cunho criminal. Afinal de contas, para a burguesia e a pequena burguesia, os trabalhadores são todos criminosos.
Como metalúrgico, entendo a linguagem do companheiro André, de onde viemos ou você se impõe ou você é esmagado. De onde viemos, o Estado só chega através da polícia, só chega por meios violentos e inevitavelmente aprendemos a responder a altura. Para a burguesia e a pequena burguesia, isso é assustador e incompreensível.
É um tratamento de cachorro, quer dizer, com a onda do pai e mãe de pet, nem os cachorros recebem tal tratamento. Esse, aliás, será o motivo de outra coluna minha em breve, pois muito me choca o tratamento que determinados setores da sociedade tem destinado aos pets, enquanto famílias inteiras morrem de fome ou têm que se submeter a comer osso, mas deixamos isso para um outro momento.
Enfim, irei aprofundar este assunto nas próximas colunas.