─ Granma ─
O primeiro secretário do Comitê Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, destacou em seu Twitter que, com a aprovação de nossos cientistas e em vista da circulação da variante Omicron da SARS-COV-2, o processo de administração de uma dose impulsionadora está sendo acelerado no país, e mais de um milhão de cubanos já a recebeu.
Anteriormente, o dr. Eduardo Martínez Díaz, presidente do Grupo Empresarial da Indústria Biotecnológica e Farmacêutica (BioCubaFarma), disse ao Granma Internacional que este processo, iniciado em novembro passado, havia sido estabelecido para pessoas seis meses após a primeira vacinação.
Entretanto, dada a evidência de que, quando uma dose adicional é aplicada, o nível de proteção contra a infecção aumenta, a medida adotada foi administrar a dose de reforço o mais rápido possível para manter a população protegida contra a doença.
O ministério da Saúde Pública detalha em seu site que, no encerramento de 24 de dezembro, um total de 1,1 milhão (1.163.358) de pessoas já tinha recebido a dose de reforço, 82.284 como parte do estudo clínico e 1,08 milhão (1.081.074) como parte da vacinação de reforço que está sendo aplicada à população de territórios selecionados e a grupos de risco. A publicação acrescenta que 9,5 milhões (9.597.707) de pessoas estão totalmente vacinadas, o que representa 85,8 % da população cubana.