O governo do Japão concordou em aumentar o orçamento destinado a financiar a presença de militares dos Estados Unidos no território do país em cerca de 5% durante os próximos cinco anos, a partir de abril de 2022, informou a Kyodo News, nesta segunda-feira (20).
Segundo fontes no governo, o Japão pagará no total 1,05 trilhão de ienes (US$ 9 bilhões, ou cerca de R$ 51,7 bilhões) pela permanência das tropas americanas no território japonês. O acordo deve ser assinado em janeiro próximo, durante o encontro nos Estados Unidos dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores de ambas as nações.
De acordo com a agência, a injeção de recursos japoneses corresponde a um investimento para que os EUA possam enfrentar um possível avanço chinês na região.
O acordo, ainda não formalizado, vai realocar recursos dos serviços de utilidade pública do Japão para aumentar o financiamento da manutenção das instalações usadas em conjunto pelas tropas norte-americanas e forças de autodefesa japonesas, afirmaram à agência.