Nesta terça-feira, 29, um manifestante apoiador do partido Peru Livre e do presidente eleito Pedro Castillo morreu após ser atacado por Fujimoristas. Segundo o grupo político, o manifestante foi atacado por elementos da extrema-direita peruana quando fazia uma manifestação em defesa do presidente recém eleito Pedro Castillo.
Sacarías Meneses Taco, 56 anos, morreu em consequência de ferimentos na cabeça no dia 24 de junho, fora da sede do Júri Eleitoral Nacional (JNE). Em sua conta no Twitter, a assessoria de imprensa do partido de Castillo lamentou a morte do manifestante. “Lamentamos anunciar que nosso colega Zacarías Meneses Taco (do departamento de) Ayacucho morreu”.
“Isso é produto dos violentos ataques do Fujimori, dos golpes que infligiram em sua cabeça o deixaram gravemente ferido. Descanse em paz, parceiro, nunca iremos te esquecer” complementou. O incidente ocorreu após enfrentamento entre o partido de direita, Fuerza Popular, que indicou Keiko Fujimori para a presidência e o partido de Castillo, Peru Libre.
O caso revela a polarização política que se acentuou no Peru nos últimos meses. Não somente o Peru como diversos países da América Latina enfrentam um clima de tensão em torno do poder político.