Devido ao grande sucesso do ato fora Bolsonaro Lula presidente, na avenida Paulista no último domingo (12), as dezenas de organizações participantes (partidos políticos, movimentos de esquerda, de luta por moradia e terra) decidiram que já passou da hora de levar a campanha em favor da candidatura do ex-presidente Lula para toda a população.
A manifestação que levou às ruas da capital de São Paulo milhares de pessoas de todo país assumiu o compromisso de ir aos bairros populares, igrejas, escolas, portas de fábricas, entradas de terminais urbanos, rodoviários, metrôs e etc. chamar a população a se mobilizar em torno da palavra de ordem Lula presidente 2022.
Qual a situação?
Os sinais são claros, com o aprofundamento da crise econômica, a burguesia não está disposta a aceitar em nenhum país do mundo um governo popular, principalmente na América Latina ─.para simplesmente manter seus lucros absurdos, se preciso for, matando ainda mais a população oprimida. Sendo assim, o jogo já está sendo jogado pela imprensa venal e as redes sociais ligadas ao imperialismo. O pré-candidato mais popular do país, Lula, sofre ataques ─ baixos e rasteiros ─ diários dos meios de comunicação da burguesia, e assim será, até mesmo mais intensos no próximo ano. Por isso é fundamental formar órgãos de base militante, combativos, para que a candidatura seja mais à esquerda, de interesse dos trabalhadores e não uma candidatura a reboque dos interesses da direita golpista.
Mais fotos do grande ato de hoje na Avenida Paulista por Fora Bolsonaro e Lula Presidente pic.twitter.com/EOtTccT9k1
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) December 12, 2021
Com a inflação na casa dos dois dígitos, milhões de pessoas estão passando fome ─ comendo osso e restos de comida ─, dezenas de milhões de desempregados e literalmente morando nas ruas, sem perspectiva nenhuma de vida. Os setores mais combativos da esquerda não irão descansar e “entrar de férias” como vai fazer no próximo período a maior parte da esquerda pequeno burguesa. O PCO e os Comitês de Luta de todo o Brasil irão ampliar e intensificar a luta junto à população esmagada pelo capitalismo para se defender da crise causada pelo golpe de Estado de 2016 e ir ao encontro de um governo dos trabalhadores.
O que fazer?
Para driblar toda a campanha eleitoral suja e farsesca que será montada pela burguesia para as eleições de 2022 contra a esquerda, devemos conversar “tete à tete” com a população, ir de casa em casa, bairro por bairro. A decisão anunciada pelo presidente do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta, em pleno ato na Avenida Paulista é a seguinte: “Nós vamos organizar a partir de agora mais de mil comitês pela candidatura de Lula e pelas nossas reivindicações. Esse é o nosso plano, companheiros. Como foi dito aqui, não vai ter arrego!”
https://www.youtube.com/watch?v=jW2hUDJGaxY
Ou seja, a burguesia nacional e internacional planeja eleger nas próximas eleições um candidato igual ou muito pior que Bolsonaro, para atacar ainda mais o povo brasileiro, cortar os direitos dos trabalhadores, entregar todas as riquezas nacionais para o capital estrangeiro, fazendo do Brasil novamente uma colônia do imperialismo. Diante disso é preciso reagir, mobilizar e organizar a população, para o embate político que se avizinha no ano que vem com as campanhas eleitorais. Unida nas ruas,a classe operária deve dar um basta, dizer em ato e bom som: chega do regime golpista, queremos um governo popular, representado na figura de Luiz Inácio Lula da Silva!
Como fazer?
Os Comitês de Luta tem como objetivo central, reunir populares, debater, organizar manifestações, tirar panfletos, jornais, adesivos, enfim, fazer uma grande e sistemática agitação e propaganda de porta em porta nas milhares de cidades de todo o país. Sempre reivindicando pautas de interesses diretos do povo, como, por exemplo, auxílio emergencial de pelo menos um salário mínimo, pleno emprego, diminuição da jornada de trabalho sem redução de salário, fim da polícia, fim do vestibular, fim das privatizações e reversão das que foram feitas, estatização total do petróleo entre outras que afetam diariamente a vida da população.
Para montar um Comitê de Luta ─ que será a base para a campanha popular de Lula ─ no seu bairro, na sua cidade, no seu trabalho, dentro do seu movimento ou organização de esquerda, é muito simples: entre em contato com as páginas e redes sociais do PCO, informe sua cidade e telefone que o Comitê mais próximo de irá te orientar. Convide novos companheiros a participar dessa luta. Ou pode ir direto na página oficial dos Comitês de Luta e inscrever o seu Comitê: https://comitesdeluta.com.br/