Um alerta de emergência hídrica foi emitido entre junho e setembro para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, caracterizando-se como uma das piores secas já enfrentadas no país. A bacia do rio Paraná, que concentra as usinas hidrelétricas de Porto Primavera, Itaipu, Ilha Solteira e Jupiá, estão em situação crítica segundo nota.
Os dados apontam que o país recebeu entre setembro de 2020 a março deste ano o menor volume de chuvas em quase um século. Contudo, este não é apenas o único problema. O governo golpista vem levando a frente a privatização da principal distribuidora de energia elétrica do país, a Eletrobras.
O aumento das tarifas de luz e a possibilidade de racionamento, se repetiram pela última vez durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), responsável por uma vasta destruição da economia nacional, e por sua intensa política de privatização.
Com a falta de água, a situação se deteriora ainda mais rapidamente, e os trabalhadores poderão ter que sofrer com a falta de energia elétrica em plena pandemia em todo país.