Aconteceu na tarde desta sexta (29) a quinta reunião do “Grupo de Puebla”, fórum político Ibero-Americano, com o propósito de debater um manifesto progressista para a região. No evento participaram os ex-presidentes brasileiros Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, e outros nove presidentes e/ou seus respectivos representantes como o presidente argentino Álvaro Fernandez, o ex-presidente do Equador Rafael Correa e, também, o ex-presidente espanhol José Luis Rodrigues Zapatero.
O encontro foi denominado “América Latina Mudou”, se referindo às recentes eleições de presidentes tidos como nacionalistas ou populares, como o argentino, boliviano e mexicano. O manifesto proposto conta com 28 critérios centrais para o estabelecimento de um modelo solidário com destaque para a recuperação do papel fundamental do Estado, a constituição da saúde como bem público global e o acesso livre à informação.
Também foi discutida uma proposta para um modelo de desenvolvimento solidário internacional que possa garantir a paz e a continuidade da democracia no continente, bem como avançar na redução da desigualdade social através do fortalecimento das relações multilaterais entre os países.
O encontro foi transmitido pelas redes sociais e pode ser assistido no canal do Instituto Lula, por exemplo: (assista aqui)