Na noite desta terça-feira (19), o Estado de Rondônia iniciou uma ação ilegal de despejo do Acampamento Tiago Campin dos Santos. Cerca de 300 pessoas foram levadas para a Vila da Penha, localizada no distrito de Jaci-Paraná/RO.
Desde então, os moradores relatam que estão há mais de 15 horas sem receber qualquer tipo de alimento e água. Ademais, mais de 2 mil pessoas não foram realocadas, deixadas à mercê da própria sorte pelo Estado.
Durante o último mês, o governo de Marcos Rocha (PSL) tem realizado uma enorme campanha pela desocupação de diversos acampamentos e comunidades em Rondônia. Nesta segunda-feira, por exemplo, dois militantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) foram presos arbitrariamente pela PM.
A burguesia vem utilizando a pandemia como cortina de fumaça para realizar uma mega operação de desocupação em todo o Brasil. O que ocorre em Rondônia é ainda mais uma etapa desta mobilização que já se mostra sanguinária.
É preciso denunciar e lutar contra a política de Bolsonaro e seus capachos que, desde 2018, massacram camponeses em todo o País. A desocupação destas terras tem como único objetivo acabar com as organizações do povo no campo e, além disso, beneficiar os latifundiários e grileiros de terra.
Reforma agrária já!
Pela dissolução das polícias!
Fora Força Nacional de Rondônia!
Fora Bolsonaro e todos os golpistas!