O novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracajú, alertou no último domingo (18) para o aumento na necessidade de internação em UTI’s de pacientes infectados pela COVID-19 e que possuem menos de 50 anos. Por se tratarem de pessoas mais novas, jovens em geral, estes tipos de doentes costumam ser mais resistentes e ocupam leitos por mais tempo, bem como demandam mais insumos – que estão em escassez –, como o “kit-intubação”.
“A situação é muito difícil, porque qual é o dilema? Está aumentando a quantidade de pessoas que buscam leitos de UTI, e há uma queda na idade [dos pacientes]. Jovens abaixo de 50 anos têm sido muito infectados, e estes são os que têm ido para a UTI mais rapidamente e demorando mais tempo para se recuperar, o que exige mais ‘kits’ [intubação]”, explicou Nogueira à GloboNews.
O prefeito considerou também como “dramática” a situação dos estoques desses medicamentos nos municípios, visto que são essenciais e utilizados para sedação e anestesia de pacientes graves de covid-19″. Até a última sexta-feira (16), segundo Nogueira, “de 900 a 1.000” cidades sofriam com a falta de “kits intubação”, em meio a um quadro generalizado de superlotação de UTIs.