Na última semana o Brasil registrou 21.172 (vinte mil cento e setenta e dois) mortes pela COVID-19. É a semana mais moral da pandemia até hoje. Os dados foram publicados pelo consórcio de veículos de imprensa, estes que apuram os números com as secretarias de saúde.
Conforme matéria publicada pelo portal UOL, os dados representam, por exemplo, 78 desastres de Brumadinho ou a queda de 300 aviões da Chapecoense em uma única semana. É uma subida de 8% em relação à semana anterior e uma porcentagem três vezes maior que o número de mortes da pior semana da primeira onda do coronavírus no país.
O despreparo e falta de vontade dos governos federal e estaduais mostram o único resultado possível de sua política: uma pilha exponencial de mortos. Estas mortes, ainda, colocam o Brasil mais ainda na frente no gráfico mundial do despreparo no combate à doença. Somos agora a região onde mais morrem pessoas por COVID-19 todos os dias no mundo todo.
Enquanto isso, a vacinação ocorre à passos lentos, de forma que pouco mais de 10% da população recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 3,33% receberam a segunda dose.