Nesta terça (13) o Brasil teve pelo quarto dia seguido uma média de mortes por coronavírus acima das 3 mil pessoas. Segundo os dados do Ministério da Saúde, divulgados no boletim desta terça às 19h, o País teve 3.808 óbitos, totalizando mais de 13 milhões de infectados e 358.425 mortos.
Já segundo os dados do consórcio da imprensa burguesa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, foram 3.687 novas mortes, totalizando 358.718 mortos, 293 pessoas de diferença para os dados do governo golpista de Bolsonaro.
Apesar desta diferença, que não altera em nada a subnotificação tanto dos “negacionistas” quanto dos “científicos”, abril já é o mês mai letal da pandemia, tendo mais de 36 mil mortos, mais da metade do registrado em todo o mês de março deste ano.
Este número mostra que em pouco mais de um ano de pandemia, a situação só piorou. Em março deste ano 66.868 pessoas morreram de Covid-19, mais de 331 vezes quando comparado a março de 2020, quando do início da pandemia.
Este é o resultado não de uma fatalidade, mas da política genocida dos golpistas, como Bolsonaro, Doria e demais golpistas, que não fizeram absolutamente nada para enfrentar a pandemia, deixando a doença se espalhar e levar ao colapso do sistema de saúde, num momento em que a população continua sem testes e vacinas.