Em pronunciamento nesta quarta (05), no Palácio do Planalto, o presidente ilegítimo Jair Bolsonaro voltou a atacar a China acusando o país de ser “o criador do coronavírus”, levantando inclusive que poderia ser obra de uma criação em laboratório, disse em cerimônia realizada para oficiais das Forças Armadas.
Bolsonaro afirmou “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou por algum ser humano [que] ingeriu um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês.“
O presidente ilegítimo segue atacando o gigante asiático e principal parceiro comercial do Brasil, seguindo a postura agressiva do presidente Joe Biden e de seu antecessor Donald Trump.
As afirmações de Bolsonaro não encontram qualquer respaldo na comunidade científica internacional e são rechaçadas pela OMS, que afirma que todos os estudos até o momento levam na direção de que o vírus não surgiu na China e tenha se originado de num hospedeiro intermediário e depois evoluído para uma infectar seres humanos.