No sábado 13/03 o coordenador e advogado da Frente Internacionalista dos Sem Teto, André de Paula, teve sua porta de casa incendiada após gritar fora Bolsonaro de sua janela em uma de suas manifestações diárias contra o governo ilegítimo do atual presidente. O companheiro André de Paula e a própria FIST se destacaram nas lutas contra o governo fascista no último ano em que quase toda a esquerda se trancou em casa, sendo um dos setores mais combativos do Rio de Janeiro.
No atual regime golpista os ataques fascistas a esquerda tendem a crescer cada vez mais, nas cidades os capangas a serviço da especulação imobiliária já ameaçaram o companheiro André antes e perpetuam violência contra os sem teto todos os dias. As ocupações da FIST, mesmo durante a pandemia, sofreram diversas tentativas de despejo que foram impedidas pela luta dos trabalhadores sem teto.
Foi organizado um ato no dia seguinte as 15h em frente a moradia do companheiro ameaçado em que estiveram presentes além da própria FIST o PCO, o Comitê Fora Bolsonaro Rio Centro Zona Sul, a Casa Nem e outros setores da esquerda que mostraram qual o caminho real de combate ao fascismo, a mobilização nas ruas contra a extrema direita.
O PCO se solidariza com o companheiro André de Paula e se põe a disposição para contribuir com qualquer medida para autodefesa de todos os companheiros da FIST.
Leia a nota da Casa NEM, ocupação filiada a FIST, na íntegra:
“Nota de Repúdio Contra Atentado Terrorista Sofrido Pelos Advogados da FIST .
O advogado popular da FIST Dr André de Paula e sua esposa Dra Barbara depois de serem ameaçados várias vezes por promoverem Fora Bolsonaro gritando no megafone de sua janela no Catete-Rio de Janeiro / RJ , hoje depois de mais um protesto sofreram um atentado terrorista onde colocaram fogo em seu apartamento pelo lado de fora destruindo parcialmente a porta .
Um ato impensado ou bem pensado de alguém que poderia ter gerado uma tragédia fatal não para os advogados da FIST mas também poderia ter se alastrado pelo prédio e prédios vizinhos causando uma tragédia também para outras pessoas .
Repudiamos toda e qualquer violência contra pessoas que lutam pelo direito a moradia pro povo e por um estado verdadeiramente democrático de direito.
#FORA BOLSONARO .
#elesnaoforabolsonaroguedesemourão.
CasaNem/ Casa Viva.”
Porta após o ataque fascista: