Na noite de sexta-feira (10), por volta das 20h30, um galpão da Amazon na cidade de Edwardsville, em Illinois (EUA), desabou, matando pelo menos seis trabalhadores.
Seis estados dos EUA foram atingidos durante a noite de sexta-feira e madrugada de sábado. Houve relatos de pelo menos 69 tornados, foram: 14 em Arkansas, 13 em Missouri, 12 em Illinois, 11 em Tennessee, 14 em Kentucky, 02 em Mississippi, 01 no Alabama, 01 em Indiana e 01 Ohio. Um deles, denominado “quad-state”, percorreu quatro estados: Arkansas, Missouri, Tennessee e Kentucky, percorrendo mais de 160km. Um acontecimento em um mês atípico, normalmente esses episódios ocorrem em maior intensidade em setembro, sendo que em dezembro a expectativa é bem menor.
No momento do desabamento de uma parede do comprimento de um campo de futebol, junto com o telhado, havia pelo menos 50 trabalhadores no galpão da Amazon.
Apesar do alerta sobre o tornado ter sido emitido, a Amazon manteve a ordem para que seus funcionários trabalhassem. É assim que funciona uma empresa capitalista: a vida dos trabalhadores não importa, o que importa é o lucro dos patrões.
Segundo as equipes de resgate, foram seis mortos, uma pessoa transferida para hospital de helicóptero e 45 resgatadas vivas, e um número desconhecido de desaparecidos, já que a empresa refere que não tinha o controle de quantos trabalhadores estariam no local.
No domingo, as autoridades anunciaram que não havia mais esperança de encontrar pessoas vivas: “Não esperamos que alguém sobreviva a esta altura”, disseram, acrescentando que a operação de resgate havia se transformado em uma operação de recuperação. A recuperação deverá durar três dias, com buscas realizadas durante o dia.
As famílias seguem em desespero aguardando por alguma informação sobre os desaparecidos, que são por volta de 100 pessoas.
O interesse nos trabalhadores feridos, mortos e desaparecidos foi tão grande que o CEO da Amazon, Andy Jassy postou em seu Twitter como “o coração da empresa estava partido”, enquanto que Jeff Bezos, fundador da Amazon, comemorava mais um lançamento da Blue Origin, que transportou seis passageiros para passear no espaço. O magnata publicou uma foto da tripulação no seu Instagram com os dizeres: “Equipe feliz esta manhã no centro de treinamento”.
Mas não foi só na Amazon que trabalhadores estavam trabalhando durante o alerta de tornado, em Kentucky, estado onde foi declarado estado de emergência , uma fábrica de velas também desabou e morreram pelo menos 80 pessoas. Foi um tornado classe EF5 na escala Fujita, onde os ventos passam de 417 km/h.