Este ano, o tradicional Festival Avante! (ou Festa do Avante!) completa 45 anos, representando o primeiro e maior evento político-cultural em Portugal. O festival é organizado pelo Partido Comunista Português (PCP) e reúne diversas atrações políticas, culturais, gastronômicas e artísticas.
O Avante! é o órgão central de imprensa do PCP e foi fundado em 1931, já no meio da ditadura portuguesa.
A festa foi pensada inicialmente em 1974, pouco tempo após a Revolução dos Cravos, que deu fim à longa ditadura fascista do Estado Novo. Com o fim da censura regida pelo governo ditatorial, grandes campanhas de fomento à cultura foram iniciadas, e as manifestações culturais de massas levaram à criação do festival anos depois.
A primeira edição da Festa do Avante! foi realizada, assim, a partir de 22 de setembro de 1976 na antiga Feira Internacional de Lisboa.
Desde então, é possível prestigiar peças de teatro, concertos musicais, exposições de artes plásticas, feiras de livro, disco, gastronomia e artesanato, eventos esportivos e programas culturais, além dos diversos debates políticos promovidos pelo PCP, que discutem o contexto geopolítico internacional, a luta pelos direitos trabalhistas, como também tratam sobre a retrospectiva e o futuro do partido, que comemora seu centenário este ano.
Para os portugueses, o sucesso e estabilidade do evento resulta do trabalho militante e voluntário na sua constituição.