Recordou que esta foi uma das primeiras cátedras criadas pelo Ministério de Educação Superior no país e desde outubro do 2017, quando foi constituída em ocasião dos 70 anos da instituição docente, tem sustentado um labor de aprofundamento no legado do Comandante em Chefe.
Significativos serão a ascensão ao lugar das escaladas da Gran Piedra, onde foi apresado o então jovem advogado depois do assalto ao Quartel Moncada o 26 de Julio de 1953; a vigília no monumento dos mártires universitários e o III Colóquio Fidel, a força da verdade e as ideias.
Particular interesse terá o encontro com jovens militares que integram o destacamento de cerimônias do cemitério patrimonial de Santa Ifigênia, encarregado da guarda de honra ao líder histórico da Revolução, ao Herói Nacional José Martí e aos pais fundadores Carlos Manuel de Céspedes e Mariana Grajales.
A campanha mediante a rede social Twitter Por sempre Fidel e uma mostra bibliográfica sobre sua vida e concepções revolucionárias se inserirão também na homenagem que a cada ano se vai tornando tradição patriótica na cidade que acolhe suas cinzas desde o domingo 4 de dezembro do 2016.