Autoridade sírias apreenderam, na última terça-feira (19), armas e munições de fabricação norte-americana no sul do país. Em comentários à SANA (agência síria de notícias), uma fonte do governo afirmou que o ocorrido é habitual e integra uma das muitas apreensões semelhantes. Armas americanas e israelenses, além de armazéns e equipamentos logísticos, são usados na guerra civil que busca, há quase 10 anos, derrubar o governo de Bashar Al Assad.
Com o avanço das tropas nacionais na retomada de áreas antes ocupadas por rebeldes e militantes jihadistas, as apreensões vêm aumentando.
A Guerra Civil na Síria é um reflexo da série de desestabilizações causadas pelo imperialismo na manobra conhecida como Primavera Árabe. O conflito, que já matou mais de meio milhão de sírios, é totalmente bancado pelo Estados Unidos. Ao lado da Síria estão a Rússia e o Irã, que também vêm travando batalhas pelas suas próprias soberanias e contra a ingerência do bloco de países imperialistas.