O jornal espanhol ABC divulgou uma notícia falsa e amplamente repercutida, acusando o chavismo de ter financiado o direitista Movimento 5 Estrelas da Itália, sob ordem do então ministro do Exterior, Nicolás Maduro, nas eleições parlamentares italianas de 2010.
O atual ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, foi às redes sociais denunciar a mentira do jornal, famoso por notícias de caráter sensacionalista e com especial predileção por calúnias desta natureza contra o governo bolivariano.
Ao podcast O Mundo em 1h, uma parceria da Rádio Causa Operária com a Causa Operária TV, uma autoridade venezuelana enviou um comentário no mesmo tom de Arreaza: “Isso que sai não sei de onde é como se tivéssemos financiado a campanha desse partido político e agora teríamos apoio do governo italiano e não o temos – isso explica tudo, para mim é parte da campanha de fake news que estamos submetidos.”
La mitomanía de los medios de la derecha mundial contra Venezuela es de antología anti periodística. Son fábricas de mentiras,infamias, falsedades y calumnias. Reciclan viejos fake news con desvergonzado sensacionalismo. Tomaremos acciones judiciales en este y otros casos.¡Basta! pic.twitter.com/TMZ6bcl2zQ
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) June 15, 2020