O Grande ABC, região localizada a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo é composto por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a região atingiu 530 mortes em dois meses de pandemia, no último dia 26 de maio entre um total confirmado de 6.133 pessoas contaminadas pela doença.
Entre os casos que vieram a óbito na região, o maior número é em São Bernardo, com 194.O município que vem logo depois, em segundo lugar na terrível estatística é Santo André que acumula 138 baixas. Em um dos municípios mais pobres da região, Diadema, a cidade chegou a 84 mortes, assim como Mauá que atingiu com 57 mortos. Ribeirão Pires está com 14 e Rio Grande da Serra(Município menos habitado da região) está com 7 óbitos.
O que chama a atenção e o que contraria toda a propaganda dos governos fascistas de que a mortalidade do Covid seria democrática(atingindo no mesmo percentual ricos e pobres)e que agora já está mais do que enterrada, se confirma também no ABC paulista, com o caso de São Caetano do Sul, conhecida como cidade dormitório (em razão do seu baixo número de indústrias em comparação com outras cidades do ABC) e o maior IDH(Índice de desenvolvimento Humano) da região e do país com 0,862(De acordo com PNUD/2010).
Outro dado que mostra a riqueza do município é o Produto Interno Bruto per capita, com um valor de R$ 84.177,85/hab., enquanto a média nacional é de R$ 29.321,71/habitante.
O governo local foi o primeiro a iniciar também os testes em grande percentual da população, criando o chamado Drive Thru para a testagem da população local, onde segundo dados da prefeitura cerca de 15.400 habitantes já teriam sido testados.
O município também administrado pela direita, mas que conta com um maior percentual de Classe Média e rica entre a população,fator de pressão sobre o prefeito golpista do município, com mais um óbito no último dia 26/05, chegou a 36 mortos no período, um dos menores da região.
No entanto o que contraria as falas dos governos fascistas da nação e do Estado é que São Caetano do Sul tem a mais alta taxa de recuperação de doentes do ABC, paulista, entre 1.016 casos confirmados da doença, 622 pacientes estão recuperados, uma taxa de 61,2% dos pacientes curados e uma taxa de letalidade de 3,5%, enquanto na região a letalidade chega a quase 7% em municípios como São Bernardo do Campo e Santo André.
O grande crime nacional cometido pela burguesia do país e seus governos fascistas ficam claros quando destinam 1,2 trilhões para os banqueiros como Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, o fizeram. Assim como mantém a indústria da Construção civil e metalúrgicas(além de outros setores) funcionando a todo o vapor como os governos do Estado de São Paulo, do município de São Paulo e do grande ABC paulista. Enquanto o povo não recebe recurso nenhum, ou miseráveis recursos e cada vez mais o genocídio vai se aprofundando no Brasil.