Nesta quarta-feira (22), milhares de bolivianos foram às ruas, em diversas cidades, para celebrar o aniversário do Estado Plurinacional e expressar o apoio ao partido político Movimento ao Socialismo (MAS) e seus candidatos, que vão disputar as próximas eleições presidenciais organizadas pelo regime golpista de Añez.
O dia do Estado Plurinacional comemora a promulgação da Nova Constituição, que entrou em vigor no ano de 2009. O governo Evo Morales chegara ao poder apoiado em mobilizações de massas em rechaço ao neoliberalismo, que derrubaram diversos presidentes da República.
Ativistas, sindicalistas, cocaleiros e membros de organizações populares e autoridades se mobilizaram com a bandeira Whipala, símbolo dos povos indígenas e do Estado Plurinacional, e rechaçaram o governo golpista de Añez. A presidenta golpista colocou setenta mil policiais e militares das forças armadas nas ruas para intimidar os manifestantes.
O ex-presidente Evo Morales enviou, de seu exílio na Argentina, uma mensagem aos manifestantes, denunciando que o país tornou-se local de assassinato, censura e perseguição, com o objetivo de acabar com todas as conquistas sociais de seu governo e restaurar os anos de neoliberalismo.
O golpe de Estado só poderá ser derrotado com a mobilização nas ruas. A participação nas eleições organizadas pelo regime golpista servirão somente para derrotar a esquerda (o MAS é o maior partido da esquerda boliviana) e conferir um verniz de legitimidade política aos golpistas, que, por sua vez, controlarão o processo eleitoral do começo ao fim. As eleições terão a única função de desmobilizar as massas, derrotar a esquerda e semear a desilusão.





