Em carta divulgada nesta quarta-feira (11) na Folha o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, critica o fato de Bolsonaro comemorar a morte de um participante do teste com a vacina Coronovac do Instituto Butantan de São Paulo.
“A comemoração de Bolsonaro é uma demonstração clara da sua decisão política: negar ao nosso povo o único instrumento capaz, juntamente com o isolamento social, de frear uma pandemia que já matou mais de 160 mil brasileiros e infectou mais de 5 milhões.”, declarou.
O ex-presidente conclama setores da sociedade a se mobilizarem contra a incapacidade do governo brasileiro de lidar com a pandemia e a questão da vacina.
“É urgente e inadiável, portanto, uma ampla mobilização nacional de cientistas, médicos e demais profissionais de saúde. De governadores, prefeitos, agentes da vigilância sanitária, pesquisadores e técnicos da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Butantan. Do Congresso Nacional, da imprensa e da sociedade como um todo. Não podemos permitir que a vacinação se transforme em uma guerra, como deseja Bolsonaro. Uma guerra contra o povo brasileiro, que serão sem dúvida a sua principal vítima.”, completou.