Agradecemos aos tantos médicos cubanos que chegaram até Itália para nos ajudar e, para valer, mandamos muitíssimo carinho a todos os doutores que chegaram até aqui, afirmou a reconhecida artista através de uma vídeo chamada a um fã cubano desde a rede social Facebook.
A ação de Pausini inscreve-se na lista de artistas e organizações culturais que reconhecem a ajuda solidária dos colaboradores cubanos da saúde em diferentes partes do mundo, incluindo seu apoio para enfrentar a pandemia da Covid-19 nas regiões de Lombardía e Piamonte, em Itália.
Os médicos cubanos arribaram à cidade de Creme o 22 de março, onde laboraram com seus colegas italianos no hospital principal, em outro de campanha construído em um área aledaña e em uma instituição dedicada à atenção de adultos maiores pacientes de Covid-19 com doenças associadas.
Atualmente, a campanha internacional em prol de a candidatura do contingente médico Henry Reeve para o Prêmio Nobel da Paz soma em Itália à organização Pátria Socialista e a Associação de Amizade Itália-Cuba.