Relatório do governo Bolsonaro, divulgado nesta quarta (02) pelo jornalista Rubens Valente do UOL, confirma que o governo tem espionado e classificado jornalistas, blogueiros e “influenciadores” das redes sociais como favoráveis, detratores ou neutros.
O relatório, típico de processos de espionagem em ditaduras fascistas, foi encomendado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) à empresa BR+ Comunicação e é compartilhado com demais órgãos do governo como o Ministério da Economia.
A lista de nomes que foi divulgada contém 81 nomes, como: Jessé de Souza, Vera Magalhães, Eduardo Moreira, Rachel Sheherazade e Felipe Neto como “detratores”; Mônica Bergamo, Cristina Lôbo e Otavio Guedes como “Neutros/Informativos” e Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza e Roger Moreira como “favoráveis”, entre outros.
Os nomes citados pelo jornalista, provavelmente são somente aqueles que o governo quis que fossem divulgados, pois na relação constam nomes que, na realidade, não representam qualquer perigo ou relevância para o governo Bolsonaro e para o regime golpista, em geral.