A Federação Carioca de Futebol, ordenou o retorno do campeonato estadual, mesmo com dois dos grandes clubes do estado, Fluminense e Botafogo, posicionarem-se contra o retorno das atividades esportivas. O primeiro jogo ocorreu ontem no estádio do Maracanã às 21h entre Flamengo e Bangu.
A instituição, que é um instrumento da burguesia para barrar as grandes massas populares de tomar o espaço e comandar o futebol do estado, está pressionando junto com diversos cartolas que nunca bateram uma bola, centenas de trabalhadores e jogadores para adotarem uma medida suicida, o retorno precoce dos jogos em pleno pico da pandemia do novo coronavírus.
O meio campista Nenê, do Fluminense, uma semana antes da federação bater o martelo e passar por cima da realidade do país, criticou a federação e sua atitude irresponsável, através de reunião por videoconferência com a direção do clube.
– Acho um absurdo, no tempo que estamos passando, vários estados que estão muito melhores em relação ao Covid, em relação a picos da doença, de mortes, enfim, que vão voltar o campeonato só em julho. E o Rio, em situação muito ruim, querer voltar o mais rápido possível e não ter acordo, aceitação de todos os clubes. É um absurdo. Vi a notícia que já estão querendo jogos essa semana, sendo que outros estados melhores não vão fazer esse mês – assim criticou o meia.
O jogador ainda fez questão de ressaltar que centenas de jogadores sequer foram testados, nem mesmo o Fluminense tinha feito os testes, realizados apenas na terça-feira (16), porém mesmo aqueles que fizeram o teste não terão o resultado antes do retorno do campeonato. Imagine clubes que são de baixa expressão sem poder financeiro e sem testes.
– Claro que todo mundo quer jogar, eu quero, mas a nossa vida hoje é mais importante. Temos que ter muito cuidado em relação a isso. Nem fizemos os testes ainda, vamos fazer na terça. Como não saber se tem jogador que está com a doença, não vai nem sair no dia que estão querendo colocar o jogo. Aproveitando esse momento para colocar a minha indignação em relação a isso.
O time das Laranjeiras junto com o Fogão, contra a decisão da federação apoiada pelos demais cartolas e governo do estado, lançaram um manifesto feito por todos os jogadores.
Os jogadores se posicionam de forma correta, mostrando que tanto a federação quanto o governo carioca, está na contramão da realidade. O estado obtém milhares de mortes diárias, uma crescente no números de infectados, hospitais sem equipamentos, sem testes e não há leitos para toda a população pobre e trabalhadora. O posicionamento dos atletas, intensifica a crise capitalista no governo golpista de Wilson Witzel. Veja o manifesto escrito abaixo:

Os capitalistas controladores da federação e seus aliados cartolas, querem colocar os trabalhadores e jogadores sobre o risco de contaminação e até mesmo a morte pelo Covid-19, para terem seus privilégios de volta, seus preciosos lucros produzidos não por eles mais por quem trabalha dentro dos clubes, jogadores e funcionários.




