Não é só a pandemia de coronavírus que vem dizimando a população no Brasil e acabando com a vida da população presa no país. Na cadeia de Altos, no Piauí, 5 pessoas já morreram de uma doença que ainda não foi identificada, mas que tudo indica que seja a leptospirose. Há pelo menos 35 presos internados em condições graves.
A cadeia se encontra em péssimas condições de instalação, com uma fossa séptica muito próxima do posso onde fica a água destinada ao consumo dentro da penitenciária. Há relatos, inclusive, de que em dias de chuva a água escorra para dentro da cadeia.
Em tempos de coronavírus, a chance de que a cadeia tenha mais de uma epidemia ao mesmo tempo é muito grande.
Além disso, alguns presos têm relatado para suas famílias que os penitenciários têm sofrido sucessivas sessões de tortura por parte dos carcereiros e agentes que trabalham no local.
Tudo isso contribuiu para que os familiares dos presos realizassem um protesto nessa segunda-feira, em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.
É preciso intensificar a mobilização por todo o país para que os presos sejam libertados, ainda mais em períodos como os que nós enfrentamos no momento.