O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou hoje conjuntamente três empresas cubanas e três cidadãos nicaraguenses, divulgando-os em sua “lista negra”.
De Cuba foram incluídas as empresas Grupo de Administração Empresarial SA, Financeira Cimex SA e Kave Coffee SA sob acusação de “serem dirigidas por militares cubanos e de evadirem as sanções existentes”.
Os cidadãos nicaraguenses são Marvin Ramiro Aguilar Garcia, vice-presidente da Suprema Corte de Justiça; Walmaro Antonio Gutierrez Mercadeo, deputado da Assembleia Nacional; e Fidel De Jesus Dominguez Alvarez, chefe da polícia nacional da cidade de León, acusados de “darem suporte ao governo de Daniel Ortega, reprimindo a vontade democrática do povo nicaraguense”.
Nas redes sociais o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez respondeu “Cada ação da política externa dos EUA reforça o isolamento e o descrédito internacional a que Trump e sua equipe a conduziram”.
Rechazo nuevas medidas de Bloqueo anunciadas por Pompeo.
Cuba saldrá adelante sin importar cuantas entidades incluyan en sus listas espurias.
Cada acción de la politica exterior de EEUU refuerza el aislamiento y descrédito internacional al que Trump y su equipo la condujeron.
— Bruno Rodríguez P (@BrunoRguezP) December 21, 2020