Depois do ataque que o Diário Causa Operária sofreu, em julho passado, o Partido deliberou, de conjunto, uma campanha contra a direita golpista, contra o fascismo, que marca a natureza do ataque sofrido pela imprensa partidária.
Desde então, a redação do Partido recebeu uma série de declarações em solidariedade ao DCO, ao PCO e em franca oposição ao ataque fascista. Declarações vindas da quase totalidade dos partidos de esquerda, sindicatos e sindicalistas, artistas e, o ex-presidente da República, Lula e a ex-presidenta deposta pelo golpe, Dilma Rousseff, também enviaram as suas declarações em defesa da imprensa operária.
É de se destacar que desde o início do golpe de Estado, uma série de ataques da direita fascista foram desferidos contra militantes, sedes de sindicato, de partidos políticos, e, até mesmo uma caravana de Lula, pelo Sul do Brasil, foi recebida a tiros disparados por algum direitista febril.
Diante desses acontecimentos, das manifestações direitistas nas capitais do país, o PCO chamou à construção de comitês permanentes de defesa, e que depois se transformaram em comitês de luta contra o golpe, pela anulação do impeachment, contra a prisão de lula, posteriormente, pela sua liberdade.
Comitês amplos, de ativistas, militantes de partidos políticos ou não, e com a finalidade de unir forças contra um inimigo em comum: a direita, o fascismo, o golpe de Estado. Muitos desses comitês se transformaram, também, em comitês de defesa.
A campanha em torno da defesa do Diário Causa Operária revela, antes de tudo, uma unidade em torno da luta contra a direita golpista, contra os fascistas, contra aqueles que tomaram o Estado de assalto. Demonstra que existe, em uma gigantesca camada da esquerda, disposição para lutar contra o golpe de Estado e seus lacaios, os mesmos que atacaram o site do Diário Causa Operária.
Quer dizer, a campanha em torno do DCO faz aquecer a disposição de luta de uma série de pessoas, engajadas na luta contra a direita, no último período, e é de suma importância para dar novos passos na luta pela derrubada do regime dos fascistas, a luta pelo fora Bolsonaro.