Após à divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, feita hoje pelo ministro Celso de Mello do STF, os números do mercado financeiro tiveram ligeira alta, mostrando a aprovação dos capitalistas.
O Ibovespa futuro, antes em queda, após à divulgação do vídeo fechou em alta de 1,35%. O Ibovespa fechou em queda de 1,03% refletindo o acumulado da semana, mas após à divulgação do vídeo teve rápida alta, fechando realizações com 5,95% de ganho. A cotação do dólar, que vinha acumulando quedas, fechou o índice do dia estabilizado.
A chamada reação dos mercados responde, na verdade, às falas de Paulo Guedes, de Marcelo Álvaro Antônio e Ricardo Salles que falaram bastante em recuperação econômica via investimentos privados, desregulamentação geral, em livre mercado etc.
Ou seja, as falas dos ministros agradou os capitalistas pois a proposta do governo Bolsonaro é exatamente destruir o Estado brasileiro, vender todas as empresas públicas, acabar com a legislação trabalhista, previdenciária, ambiental e toda a regulação que deixa o país mais difícil de ser espoliados pelos capitalistas internacionais.
Por outro lado, os cortes promovidos por Celso de Mello, aos ataques à China, principal parceiro comercial do Brasil e também das potências imperialistas, também agradou os capitalistas.
As falas, entretanto, só desagradam o trabalhador brasileiro, que vê seu destino sendo selado, por um lado pelo governo fascista, por outro pela pandemia do coronavírus e pela inércia da esquerda e dos sindicatos.