Já campeão no futebol em 2016, Brasil conquista a classificação para o próximo campeonato olímpico masculino que acontecerá em Julho desse ano, em Tóquio.
Após uma vitória importante sobre o time argentino, Brasil chega aos 5 pontos no placar geral da classificação, ficando atrás apenas dos próprios argentinos, que se mantiveram nos 6 pontos. Apesar da pressão, o time brasileiro que necessariamente precisava alcançar a vitória para se classificar, terminou o jogo com um resultado de 3 a 0.
A primeira fase do pré-olímpico também foi bem aproveitada pelo time, tendo ganhado todos os jogos. Na segunda fase, no entanto, dois empates contra Uruguai e Colômbia apertaram a situação para o último jogo da classificação.
Brasil, Argentina, Espanha, Arábia Saudita, França, Japão, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Egito, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e Romênia são os classificados até agora, restando duas vagas ainda.
No futebol feminino, o time também estará no Japão em 2020, em função de uma vitória que garantiu também o hepta campeonato na Copa América feminina.
Placares:
Primeira rodada da fase de grupos
Brasil x Peru: 1 a 0 (19/01)
Brasil x Uruguai: 3 a 1 (22/01)
Brasil x Bolívia: 5 a 3 (28/01)
Rodada 1 de 3
Brasil x Colômbia: 1 a 1 (03/02)
Rodada 2 de 3
Brasil x Uruguai: 1 a 1 (06/02)
Rodada 3 de 3
Brasil x Argentina 3 a 0 (09/02)