O Gang Of Four lançará no dia 26 de fevereiro o EP “This Heaven Gives Me Migraine”, composto pelas últimas gravações feitas pelo guitarrista e fundador do grupo Andy Gill, que veio a falecer no último dia 1º de fevereiro.
O EP traz três faixas que foram gravadas no estúdio caseiro de Gill. Ele chegou a ouvir e aprovar as mixagens finais enquanto estava internado no leito do hospital em Londres onde viria a morrer de pneumonia. As três faixas são regravações de clássicos da banda: “Natural’s Not In It”, “The Dying Rays” e “Toreador”, além de dois interlúdios falados de Gill.
O anúncio foi feito pela viúva do guitarrista, Catherin Mayer, além dos três membros sobreviventes, o vocalista John Sterry, Tobias Humble (bateria) e Thomas McNeice (baixo).
A morte de Andy Gill trouxe o ponto final à banda pós punk inglesa Gang Of Four, uma das mais importantes bandas da cena, um grupo que inovou tanto pelo seu som extremamente original e cortante, que misturava influencias do punk rock, reggae, funk e dub, quanto pelas suas letras de caráter político e social.
O grupo tirou o seu nome da “Camarilha dos Quatro”, a facção composta por quatro membros do Partido Comunista da China que liderou o país no tempo da chamada Revolução Cultural (entre 1966 e 1976). Logo após a morte de Mao Tse Tung o grupo foi acusado de ser contrarrevolucionário, sendo depostos de seus cargos e em 1981 julgados e presos. Dentre eles estava a viúva de Mao Tse Tung, Jiang Qing.
O Gang Of Four surgiu em 1976 na cidade inglesa de Leeds. Eles eram Andy Gill (guitarra), Jon King (voz), Hugo Burnham (bateria) e Dave Allen (baixo). Adotaram logo de início uma filosofia que chamaram de “música democrática”, ou seja, onde todos os instrumentos tinham a mesma importância. Andy Gill logo se destacou com seu estilo inimitável, evitando os solos desnecessários e enfatizando seu aspecto rítmico, acabando por ser copiado por inúmeros outros músicos.
Os discos mais influentes do Gang Of Four foram seus dois primeiros álbuns, “Entertainment!”, lançado em 1979 e “Solid Gold” de 1981. A capa de “Entertainment!” explicita logo de cara as intenções do grupo. Há um índio cumprimentando um cowboy em três imagens idênticas. Na primeira há a legenda: “o índio sorri, ele pensa que o cowboy é seu amigo”. Na segunda imagem a legenda diz: “o cowboy sorri, ele está feliz porque o índio foi enganado”. A terceira: “agora ele pode explorá-lo”.
As canções do álbum trazem letras que discutiam temas como feminismo, comodificação e alienação. Em “Ether” o grupo fala da situação dos presos políticos na Irlanda do Norte. Em “Not Great Men” há uma crítica à teoria do século XIX do “grande homem”, de que a história pode ser explicada pelo impacto dos grandes homens ou heróis.
A Influência do Gang Of Four pode ser sentida em inúmeros grupos posteriores, desde o R.E.M., Minutemen, Big Black, Fugazi e Nirvana até os dias de hoje com Franz Ferdinand, Bloc Party e The Rapture.
Em 2011 o grupo original se reuniu mais uma vez para lançar um novo álbum, “Content”. O que ficou claro é que ainda eram alguns dos músicos mais inteligentes e articulados do rock, ainda com seus ideais marxistas intactos e com uma música desafiadora e feita para abalar o status quo.




